TURISMO PARA A TERCEIRA IDADE/ MELHOR IDADE
O turismo representa uma importante atividade econômica e um dos grandes desafios deste segmento e compreender a necessidade dos diversos grupos sociais.
Os baby bommers representa a geração das pessoas nascidas entre 1945 e 1964 e de acordo com as últimas projeções da Divisão de População da ONU:
O mundo vai atingir 8 bilhões de habitantes no dia 15 de novembro de 2022. Deste montante pouco mais de 1,1 bilhão são idosos de 60 anos e representa 13,9% do total populacional. Entre 1950 e 2022 a população mundial triplicou e a população idosa sextuplicou.
Os idosos são o grupo etário com maior crescimento nos últimos 72 anos e vão continuar crescendo de maneira mais acentuada nos próximos 78 anos do atual século. Portanto, o envelhecimento populacional é a principal característica da dinâmica demográfica global.
O turismo praticado pelas pessoas de mais idade vem se destacando cada vez mais como um dos segmentos de mercado com maior potencial de crescimento no âmbito nacional e internacional. Uma pesquisa idealizada pelo site de viagens Booking.com afirma que 77% dos turistas da terceira idade acreditam que o turismo representa a melhor forma de poder usufruir do “melhores anos da vida” durante o período de aposentadoria.
Não se pode esquecer que o público-alvo da melhor idade viaja sozinho, possui poder aquisitivo para adquirir produtos e serviços, além de possuir maior liberdade para escolher diversas épocas do ano para viajar, inclusive na baixa estação o que contribui para reduzir a oscilação do fluxo de turistas nos núcleos receptores.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que em 2060 um quarto da população brasileira deverá ter mais de 65 anos. Atualmente cerca de 15% dos turistas no Brasil são idosos e esta informação reforça o fato de que viajar é uma atividade recomendada para todas as “idades”, porém no caso das pessoas da terceira idade o turismo representa um instrumento poderoso que propicia uma vasta gama de benefícios, tais como:
- Realizar sonhos.
- Conhecer novas culturas.
- Combater a depressão.
- Promover o bem-estar físico, mental e social.
- Fortalecer a memória.
- Potencializar as relações familiares.
- Ampliar a rede de relacionamentos.
Qual segmento do turismo é mais adequado para o turista, acima de 60 anos? Turismo cultural, turismo de compras, turismo religioso, turismo de saúde, turismo de eventos, turismo esportivo, turismo gastronômico, turismo de incentivo, turismo náutico, turismo de negócios, turismo rural, turismo de aventura ou ecoturismo. O viajante acima de 60 anos pode, ou melhor, deve poder usufruir de qualquer modalidade de turismo conforme seu gosto e preferência, ou seja, não se deve utilizar somente a idade como critério para a definição da oferta de produtos e serviços a serem oferecidos para estes turistas, neste sentido o maior desafio dos profissionais deste importante segmento da economia é proporcionar o acesso do viajante da terceira idade as diversas modalidades do turismo.
O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, foi sancionado em 2003 e caracteriza o idoso como sendo a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e possui entre seus objetivos assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, neste sentido o turismo atua como um importante “agente de inclusão social” contribuindo para o exercício pleno da cidadania deste grupo.
Anos atrás era comum dizer que a vida começava após os 40 anos, posteriormente se afirmava que a vida começava após os cinquenta e mais recentemente aos sessenta anos, mas na realidade a vida começa quando você decidir que vai usufruir plenamente da sua existência.
O turismo significa uma incrível oportunidade de ampliar o círculo social, conhecer novos destinos/ culturas, aventurar-se pelo mundo e, até mesmo, de se conhecer melhor, mas acima de tudo para os viajantes da melhor idade o turismo significa VIDA.
Viajar é preciso e nada melhor do que viver a vida VIAJANDO.
4 respostas em “TURISMO PARA A TERCEIRA IDADE/ MELHOR IDADE”
[…] A diversidade de pessoas encontrada no segmento do turismo é maravilhosa e por este motivo é imprescindível que o guia de turismo esteja comprometido em respeitar as diferenças relacionadas à: cultura, etnia, religião, idade, gênero e orientações sexuais. Respeitar às diferenças irá possibilitar desenvolver um atendimento personalizado e, acima de tudo, humanizado. […]
[…] da venda de produtos e serviços o e-commerce possibilita ao gestor do negócio realizar o monitoramento do comportamento do cliente, elemento essencial para potencializar seus negócios, neste sentido a mídia social representa um […]
[…] Turismo para a melhor idade. […]
[…] Turismo para a melhor idade. […]