O Brasil é tão incrível que podemos facilmente reconhecer:
- A diversidade cultural.
- A diversidade religiosa.
- Diversidade étnica.
- Diversidade de gênero.
- A diversidade de atrativos naturais e artificiais.
Devido à sua diversidade o Brasil possui um incrível potencial para se destacar entre as maiores potencias do turismo mundial, porém esta característica também representa um desafio para os profissionais do turismo que é lidar com pessoas com perfis tão distintos.
A diversidade de pessoas encontrada no segmento do turismo é maravilhosa e por este motivo é imprescindível que o guia de turismo esteja comprometido em respeitar as diferenças relacionadas à: cultura, etnia, religião, idade, gênero e orientação sexual.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS IRÁ POSSIBILITAR DESENVOLVER UM ATENDIMENTO PERSONALIZADO E, ACIMA DE TUDO, HUMANIZADO.
Quando abordamos o tema ecoturismo ou turismo de aventura percebemos que nos vídeos, nas fotos e até mesmo nas campanhas de marketing na maioria das vezes são retratadas pessoas bonitas, jovens e em boa forma física, desta forma devemos questionar o que pensam as pessoas que se encontram excluídas deste “padrão de beleza”?
O turismo necessita ser utilizado como um instrumento para criar oportunidade para proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimular a sair da zona de conforto, superar seus limites, aumentar sua rede de relacionamentos e possibilitar a troca de experiência e conhecimentos com pessoas dos mais diversos perfis, afinal não podemos esquecer que o povo brasileiro é formado por diversas nações e culturas e graças ao nosso espírito hospitaleiro acolhemos a todos independentemente das diferenças, pois são essas diferenças.
A diversidade de gênero vem conquistando cada vez mais sua importância na sociedade e o turismo deve atuar como um instrumento para promover o respeito a comunidade LGBTQIA+ e estimular um dos maiores prazeres da vida que é viajar, conhecer outras culturas e desbravar novos destinos.
Atualmente graças ao avanço da medicina, mudança de hábitos e alimentação mais saudável as pessoas estão vivendo mais, portanto o turismo para as pessoas da melhor idade representa uma oportunidade de aproveitar a vida, realizar sonhos e adquirir novos conhecimentos e experiências. Podemos afirmar que o turismo representa uma das atividades mais democrática pois atende as pessoas das mais variadas faixar etárias, respeitando suas especificidades.
O turismo não pode ser considerado uma atividade restrita as pessoas com alto poder aquisitivo, muito pelo contrário, como profissionais devemos nos mobilizar que a ato de viajar seja um direito de todos, ou seja, a atividade turística deve ser acessível ara pessoas de todos os perfis socio-econômicos e os profissionais envolvidos nesta atividade devem estar comprometido em oferecer o seu melhor trabalho, independentemente do valor pago peo turista. A diversidade deve considerar os diversos atrativos turísticos, tais como: Aldeias indígenas, comunidades quilombolas ou favelas e, desta forma, agir como uma ferramenta de inclusão dos moradores destas comunidades na atividade turística.
Não podemos focar a diversidade no turismo apenas no turista, devemos também inserir neste segmento os mais diversos tipos de pessoas (origem, faixa etária, etnia, pessoas com deficiência, nível de escolaridade e experiência), a fim de criar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, mas acima exercitar a responsabilidade social do segmento turístico.
O turista internacional ao decidir vir ao Brasil está ciente que irá encontrar mais que belezas naturais, clima aprazível, gastronomia diferenciada, mas também um país em que todas as pessoas são bem recebidas, ou melhor, acolhidas e respeitadas.
Aceitar a diversidade no turismo representa mais que alavancar os lucros das empresas relacionadas ao trade turístico é uma questão de respeito ao ser humano. A Xperiencer Tour Brazil que a respeitar a diversidade representa uma oportunidade única de promover a inclusão das pessoas, a igualdade de oportunidades, agregar valor a oferta turística e, consequentemente, criar uma experiência inesquecível para todos os viajantes.
5 respostas em “A DIVERSIDADE NO TURISMO”
[…] planejamento não se pode esquecer que o turista estará em uma cidade desconhecida e, em certos casos, de cultura, hábitos e idioma disti… e que irá necessitar de alguém, ou melhor, um profissional que irá além de conhecer todas os […]
[…] turismo precisa ser utilizado como uma forma de inclusão social para todas as pessoas, independentemente do seu perfil. Como profissionais do turismo precisamos criar meios para que as pessoas possam acreditar que o […]
[…] turismo precisa ser utilizado como uma forma de inclusão social para todas as pessoas, independentemente do seu perfil. Como profissionais do turismo precisamos criar meios para que as pessoas possam acreditar que o […]
[…] citar em um único texto. Nossa incrível metrópole possui tantos atributos que irão encantar as pessoas dos mais diversos perfis, afinal onde podemos encontrar tantos atrativos turísticos naturais (Ex: Praias, lagoas,, ilhas e […]
[…] citar em um único texto. Nossa incrível metrópole possui tantos atributos que irão encantar as pessoas dos mais diversos perfis, afinal onde podemos encontrar tantos atrativos turísticos naturais (Ex: Praias, lagoas,, ilhas e […]