A ARTE DE SERVIR NO TRABALHO DO GUIA DE TURISMO
Independente do segmento do turismo (ecoturismo, turismo de aventura, turismo religioso, turismo cultural, turismo de eventos, turismo esportivo, turismo náutico, turismo de massa, turismo religioso, turismo rural, turismo de negócios, entre outros) a relação entre o guia e o turista não pode estar simplesmente baseada na condução de pessoas de um local para outro em um horário pré-estabelecido.
Miguel Angel Córdoba: Sócio Fundador da Xperiencer Tour Brazil
Leilani Cordoba Silvio.
Alex Maybery.
A certificação, conforme já citado em outro texto do blog “A Importância de contratar um Guia Certificado”, é obrigatória, porém além da formação técnica devemos lembrar que a profissão de guia de turismo é baseada, na sua essência, no relacionamento interpessoal, portanto outra importante característica é que o guia de turismo goste de lidar com pessoas, ou melhor, que não considere o cliente apenas como “mais um serviço, entre tantos outros”.
Servir as pessoas representa um ato de nobreza e de maturidade tanto pessoal quanto profissional e para tanto se faz necessário que o guia esteja comprometido em superar as expectativas das pessoas e reconhecer que seu core business, isto é, seu principal trabalho não consiste somente em conduzir pessoas pela cidade e apresentar algumas informações, mas garantir a segurança, bem-estar e a plena satisfação do cliente.
Qual a essência do trabalho do guia d turismo? O que o cliente realmente deseja é viver o momento em toda sua intensidade e o turismo, em certos casos, representa a realização de um sonho, desta forma o guia de turismo deve exercitar o espírito de servir as pessoas, mas isso não significa apenas prestar um serviço de forma simplesmente técnica e tampouco ser submisso a alguém.
A melhor forma de servir ao turista é promover experiências que irão superar suas expectativas e sonhos de forma que estes momentos serão lembrados por toda a vida.
Se você deseja visitar a cidade do Rio de Janeiro entre em contato com a Xperiencer Tour Brazil e tenha a sua disposição guias com vasta experência e, acima a de tudo, comprometidos em proporcionar a melhor experiência da sua vida.
2 respostas em “A ARTE DE SERVIR NO TRABALHO DO GUIA DE TURISMO ”
[…] O Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, foi sancionado em 2003 e caracteriza o idoso como sendo a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos e possui entre seus objetivos assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, neste sentido o turismo atua como um importante “agente de inclusão social” contribuindo para o exerc…. […]
[…] A relação entre o guia e o turismo não pode estar apenas baseada simplesmente na condução de pessoas de um local para outro com horário pré-estabelecido, pois o que o cliente realmente deseja é viver o momento na sua plenitude e o turismo, em certos casos, representa a realização de um sonho, neste sentido o guia de turismo deve exercitar o espírito de servir as pessoas. […]