TURISMO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
Estamos vivendo um período em que temos de focar nossos esforços na busca pelo equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento, isto é, promover as atividades econômicas através do consumo consciente dos recursos naturais do planeta e sua conservação para as gerações futuras, harmonizando estes esforços com a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
Em 2013, durante meu mestrado em Desenvolvimento Local, elaborei a dissertação intitulada “Turismo como Ferramenta Estratégica para o Desenvolvimento Local das Favelas do Complexo do Alemão”. No conteúdo defendi que o turismo, devido à sua interdisciplinaridade (Ex: Setor privado, governo, sociedade civil etc.) representa um instrumento de transformação da comunidade, cidade e/ou país onde é realizado, seja no sentido social, econômico e ambiental.
Ttrilha do Morro Dois Irmãos durante o Tour da Favela do Vidigal.
Diferente de inúmeras atividades econômicas onde o produto é entregue ao cliente fora de seu local de origem o turismo promove o deslocamento das pessoas ao local de origem onde é desenvolvido, desta forma podemos afirmar que o turismo é um dos maiores apoiadores da promoção de suas atividades de forma sustentável, afinal o turismo não é somente se deslocar por meio de diversos tipos de transporte, visitar pontos turísticos, experimentar a gastronomia local ou se hospedar em distintos meios de hospedagem. Como profissional de turismo e Mestre em Desenvolvimento Local com ênfase em turismo acredito que o objetivo principal da atividade turística é promover experiências inesquecíveis e isso somente será possível compartilhando os benefícios da atividade turística com a sociedade, isto é, contribuindo para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades sociais e econômicas, proteção do meio ambiente e desenvolvimento de comunidades sustentáveis.
Nascer do sol na Favela do Vidigal.
O turismo deve ser promovido de forma sustentável, ou seja, não se pode justificar processos de aculturação, degradação ambiental, esgotamento dos recursos naturais, dependência econômica, aumento do custo de vida (Efeito inflacionário), sazonalidade e superlotação, deslocamento da população das comunidades, conflitos sociais entre outros impactos negativos, apenas visando a entrada de divisas para o núcleo receptor. O turismo pode, ou melhor, deve contribuir para um futuro mais futuro justo e harmonioso para todos.
Devemos lembrar que o turismo, se desenvolvido de forma a atender ao planejamento estratégico da região pode atender a inúmeros objetivos de pequeno, médio e longo prazo, tais como:
- Fomento a geração de emprego e renda.
- Estimular a economia criativa.
- Incentivo ao investimento em infraestrutura turística e infraestrutura básica na região.
- Estímulo a aplicação de recursos destinado à educação.
- Resgate, valorização e disseminação da cultura local e fomento a preservação dos costumes, tradições e monumentos históricos.
- Investimento na capacitação formação profissional.
- Proteção da flora e fauna local.
- Estimular a consciência ambiental de todos os envolvidos, inclusive os turistas e a implementação de práticas para minimizar os impactos da atividade como por exemplo: Economia de energia e água, gestão de resíduos, entre outros.
- Proporcionar as comunidades locais a oportunidade de participar do planejamento e gestão da atividade turística na região, a fim de promover a atividade de forma mais justa.
Apenas com os exemplos, superficialmente, desenvolvidos no parágrafo anterior podemos ter uma pequena ideia da magnitude do turismo em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas globais adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Neste texto vamos citar alguns destes objetivos que podem ser atendidos por meio do turismo, tais como:
- Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
- Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
- Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
- Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
- Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
- Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
- Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Nos próximos textos vamos apresentar exemplos de como a atividade turística pode auxiliar na conquista dos objetivos, acima citados, e como a Xperiencer Tour Brazil desenvolve seu trabalho junto aos clientes e parceiros o turismo de forma sustentável. Neste momento se quiser conhecer alguns destinos incríveis no Brasil que promovem o turismo de forma sustentável, ofertados pela nossa agência, sugiro a leitura dos seguintes textos, apresentados no nosso blog:
- Bonito a Capital do Ecoturismo no Brasil.0
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Travessia Petrópolis x Teresópolis.
- Conceição de Ibitipoca.
- Turismo de Observação de Baleias.
- Cavalgada na Cidade Maravilhosa.
- Boto Cor de Rosa
- Favela Tour.
- Mico-Leão-Dourado.
- Nascer do sol na Pedra do Telégrafo.
- Etnoturismo parte 1 – A importância e Influência do Povo Indígena no Brasil.
- Etnoturismo parte 2 – Afroturismo: A importância do Povo Negro no Brasil.
- A Pequena África no Rio de Janeiro.
- A Importância do Ecoturismo para as Crianças.
- A Diversidade no Turismo.
Se desejar conhecer mais sobre os roteiros que desenvolvemos por meio de ações que contemplem a sustentabilidade, entre em contato com nossa equipe.