PEDRA DO SAL
A cidade do Rio de Janeiro é tão maravilhosa que o turista e, até mesmo, os moradores desta fabulosa metrópole se surpreendem a cada momento com as inúmeras opções de turismo de lazer e entretenimento para todos os gostos e perfis de pessoas, tais como:
Caminhar pela Floresta da Tijuca ou pela Pedra Branca.
Tomar um anho de sol e mergulhar nas águas da Praia de Ipanema ou Praia de Copacabana.
Comer, beber e dançar no Rio Scenarium.
Assistir o pôr do sol no The Maze.
Conhecer a Favela do Vidigal ou a Favela da Rocinha.
Assistir uma partida de futebol no Maracanã.
Passar o dia no charmoso bairro de Santa Teresa.
Curtir a noite no badalado bairro da Lapa.
Em qual cidade do mundo as pessoas poderiam, em uma segunda-feira, poder sair com os amigos e ter uma noite incrível com gente bonita, boa comida e bebida e aproveitar para dançar ao som de boa música e tudo isso ao ar livre? A resposta é simples, ou seja, Rio de Janeiro.
É isso mesmo toda segunda-feira sambistas e boêmios se reúnem em um cantinho muito especial no bairro da Saúde, próximo ao Morro da Conceição. Este local é chamado Pedra do Sal, berço do samba no Brasil que acolhe músicos e compositores nas noites de segunda-feira para promover momentos especiais que encantam a todos.
Vale destacar a história desde local que remonta ao período do Brasil colonial, pois nesta época os escravos africanos desembarcavam no cais do Valongo, próximo a Pedra do Sal onde os escravos se reuniam para rezar, tocar tambores e dançar e, desta forma, preservar suas tradições africanas. O local é conhecido como “Pequena África” e berço do samba urbano carioca. Em 1984 foi tombado, tornando-se um patrimônio histórico-cultural da cidade do Rio de Janeiro.
Com o passar dos anos a Pedra do Sal vem se destacando como um atrativo turístico muito procurado por visitantes que desejam conhecer a história e a cultura do samba, visitar os bares e restaurantes da região, degustar a comida típica da região e presenciar as manifestações culturais, tais como: As apresentações de samba de roda, as exibições de filme, os eventos comemorativos, os grafites da Pedra do Sal, as exposições de arte, as palestras, as rodas de capoeira e a culinária temática.
A Xperiencer Tour Brazil promove uma excursão denominada Pequena África possibilitando ao turista conhecer a história do povo negro no Brasil, conduzindo-o pelos locais mais importantes como a igreja Nossa senhora do rosário e são benedito, a Praça dos Estivadores, o Jardim Suspenso do Valongo, o Cais do Valongo, o Morro da Conceição, as construções históricas da região, a Pedra do Sal entre outros locais.
Podemos afirmar que a Pedra do Sal é mais que um ponto turístico no Rio de Janeiro, é um marco da história do Brasil, um dos espaços mais democráticos e históricos da Cidade Maravilhosa, um símbolo de resistência que possibilita resgatar, preservar e difundir a cultura afro-brasileira, ou seja, um local de celebração no qual as pessoas podem vivenciar a riqueza da cultura popular afro-brasileira.