fbpx

FLORESTA DA TIJUCA

Como dito em outros textos que já apresentei a metrópole do Rio de Janeiro merece o título de cidade maravilhosa e o Parque Nacional da Tijuca contribui para esta fama mundial. Este Parque é dividido em quatro setores:

  • Setor Floresta: Onde se encontram a Floresta da Tijuca.
  • Serra da Carioca: Neste setor encontram uma das sete maravilhas do mundo, ou seja, o Cristo Redentor, mais precisamente no topo do Morro do Corcovado.
  • Setor Pedra da Gávea e a Pedra Bonita: Apesar de ser o setor com a menor dimensão, se comparado com os demais setores, atrai o interesse tanto dos turistas quanto dos moradores desta cidade, afinal neste setor podemos praticar usufruir de um maravilhoso voo de parapente e asa delta e apreciar a vista da nossa maravilhosa cidade e se isso não fosse suficiente neste setor se encontra a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita de onde se pode admirar as mais belas paisagens da nossa cidade maravilhosa.
  • Setor Pretos Forros/ Covanca: infelizmente este setor não possui estrutura para viabilizar sua visitação.

É importante destacar os horários de funcionamento das diversas áreas da Floresta da Tijuca:

  • Visitação ao Corcovado das 8h às 19h. 

  • Parque Lage aberto ao público das 8h às 18h .

  • Acesso ao setor Pedra Bonita e Gávea das 8h às 17h, portanto se recomenda que as pessoas comecem a subida até as 14h para retornar em tempo hábil.

  • Acesso ao setor Serra Carioca, onde se encontram alguns dos mirantes mais famosos da nossa cidade, como a Vista Chinesa e Mesa do Imperador é permitido das 8h até às 17h.

  • Não é permitido visitação ao setor Floresta.

portao-de-entrada-da-floresta-da-tijuca

Podemos dizer que se trata de um oásis no coração da cidade do Rio de Janeiro visitado por mais de dois milhões de pessoas por ano e se você também deseja conhecer este paraíso é necessário se dirigir ao acesso principal pela Praça Afonso de Vizeu e utilizar a Estrada do Alto. Se você não possui veículo próprio e não vê interesse em contratar um serviço de transporte privativo é possível ir de ônibus, mas vale lembrar que para este local a condução por meio de transporte público é muito escassa, então vale a pena reunir alguns amigos e dividir os custos de um transporte privativo.

Neste texto nós iremos apresentar a Floresta da Tijuca e seus inúmeros atrativos, a final estamos falando de uma das maiores florestas urbanas do mundo e a MAIOR FLORESTA REFLORESTADA DO MUNDO, criada em 1861 pelo então imperador Pedro II, a fim de minimizar os impactos causados pelo cultivo de café e cana de açúcar.

A equipe da Xperiencer Tour Brazil também recomenda a visita à Floresta da Tijuca e neste caso começamos nossa visitação na Praça da Cascatinha Taunay onde apresentamos um painel de azulejo, estilo português, criado em 1946 onde retrata os roteiros e atrativos da Floresta da Tijuca. Abaixo deste painel existe uma fonte de água, potável, que você poderá experimentar e se refrescar e admirar a antiga banheira de mármore Carrara do século XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A poucos metros de distância nos deparamos com a Cascatinha Taunay, a maior queda d´água da Floresta da Tijuca com 35 metros de altura. Existe um local determinado e com uma cerca de segurança para que os visitantes possam tirar incríveis fotos, admirar um verdadeiro espetáculo da natureza e sentir as gotículas de água no seu rosto. O nome Taunay representa uma homenagem ao pintor francês Nicolas Taunay que chegou ao Brasil em 1816. Ele admirado com a beleza do local construiu uma pequena casa ao lado da cascatinha e também retratou sua beleza em inúmeras pinturas. Esta casa foi demolida em 1946. É importante destacar que NÃO É PERMITIDO O BANHO DE CACHOEIRA NESTE LOCAL.

Antes de darmos continuidade à visitação vamos aproveitar para apreciar a Fonte do Vaso, feita de ferro fundido, localizada ao lado da Cascatinha Taunay. Se quiser você pode beber da água que jorra por esta fonte, mas o volume de água em bem menor que a fonte da Praça da Cascatinha Taunay.

O próximo local a ser visitado é a ponte de pedra em forma de arco estilo romano construído em 1863. Esta ponte está localizada em frente a Cascatinha Taunay. A ponte foi criada com o objetivo de auxiliar o acesso das pessoas à Floresta da Tijuca e onde, além desta finalidade, representa um dos locais mais desejados para tirar fotos, pois neste local as águas da Cascatinha forma um pequeno lago onde você pode até se banhar se for seu desejo, mas eu sugiro um outro local de minha preferência.


Nossa próxima parada será na Capela Mayrink, construída na Fazenda Boa Vista em 1850. Posteriormente esta fazenda foi vendida para o conselheiro Mayrink e então passou a ser conhecida com o nome atual em 1943. Ela passou por reformas e foi agraciada com jardins de Burle Marx. Em seu interior se pode encontrar réplicas de quatro painéis de Cândido Portinari expostos no Museu Nacional de Belas Artes: São João da Cruz, Nossa Senhora do Carmo, São Simão Stock e Purgatório.

Após a visitação à capela Mayrink nossa equipe sugere que os turistas conheçam o Centro de Visitantes. Logo na entrada existe um pequeno jardim onde está localizada a escultura denominada “Escravo” em homenagem aos negros escravizados que trabalharam no reflorestamento da Floresta da Tijuca. Este centro foi construído em 2001 e apresenta uma oportunidade ímpar para você conhecer melhor a Floresta da Tijuca, ou seja, uma exposição permanente intitulada “Uma Floresta na Metrópole”. A exposição proporcionada uma interação com o visitante e, consequentemente, possibilitar esta experiência. Nesta exposição os principais assuntos que irão nortear esta visitação são:

  • Fauna.
  • Flora.
  • Geologia.
  • Hidrologia.
  • Intervenção do ser humano.
  • Mata original.
  • O Parque..
Existe uma maquete que proporcionará ao visitante a oportunidade de conhecer de forma os principais pontos e atrativos do Parque e os quatro setores: Floresta da Tijuca, Pedra Bonita/ Pedra da Gávea Serra da Carioca e Pretos Forros/ Covanca. Ainda no Centro de Visitantes é possível ter acesso a outras informações de grande valia, principalmente na atualidade, tais como: Ações de manejo, educação ambiental, combate a incêndios, a história do Parque, entre outros assuntos No lodo de fora do Centro de Visitantes existe um cubo giratório onde você poderá saber qual animal da Floresta da Tijuca representa a sua pessoa, de acordo com o calendário do zodíaco.
 
Bom, agora é hora de irmos para a trilha, mas no caminho vamos parar em um trecho muito especial na Estrada da cascatinha, pois é possível realizar um ensaio fotográfico  em foto e vídeo em um longo caminho com árvores centenárias que é  simplesmente incrível e logo após vamos começar nossa trilha. Em primeiro vale destacar que a trilha é muito fácil e a cada curva o visitante se depara com uma beleza diferente, devido à diversidade da fauna e flora da Floresta da Tijuca. 

Em um certo ponto da trilha devemos dar uma parada, a fim de visitarmos a Gruta do Archer Neste momento ter um guia te acompanhando fará uma imensa diferença, pois para entrar nesta gruta será necessário que alguém desça na frente e oriente as demais pessoas onde colocar as mãos e pés para descer com o máximo de segurança. Após passar pela aventura de entrar na caverna agora é hora de admirar sua beleza.

Após sair da gruta do Archer vamos caminhar mais um pouco e então entrar na Gruta dos Morcegos e admirar a mistura de luminosidade do seu interior e brincar com o eco nesta gruta.

Nossa última parada será na cascata da baronesa, a fim de aproveitar este local para se refrescar com a água potável da cascata, mergulhar na piscina natural e aproveitar os diversos ângulos para registrar este maravilhoso momento em foto e vídeo. Muito próximo a este local existe uma mesa e banco de pedra onde você poderá descansar e logo ao lado há um área onde você poderá agendar que alguém vá te buscar de carro e então voltar para casa totalmente revigorado.

Parque-Nacional-da-Tijuca

Acredito puder apresentar algumas informações que poderão despertar seu interesse em se unir a Xperiencer Tour Brazil nesta aventura, mas gostaria de avisar que há MUITO MAIS a ser visto do que puder expressar neste texto, então junte-se a nós.

Compartilhar o post :

Facebook
Twitter
LinkedIn

7 respostas em “FLORESTA DA TIJUCA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mco-Leão-Dourado
Aldeia Indígena
Ilha Grande

Posts mais recentes

Receba as nossas novidades

Chat
Whatsapp
Xperiencer Tour Brazil
🇧🇷 Entre em contato conosco.
🇺🇸 Get in touch with us.
🇪🇸 Contáctenos.
🇫🇷 Pour nous contacter.
🇮🇹 Parle con noi.