A TRILHA DA PEDRA BONITA
O que fazer no Rio de Janeiro? A cidade do Rio e Janeiro possui tantos atrativos que dificilmente poderíamos citar em um único texto. Nossa incrível metrópole possui tantos atributos que irão encantar as pessoas dos mais diversos perfis, afinal onde podemos encontrar tantos atrativos turísticos naturais (Ex: Praias, lagoas,, ilhas e florestas) e artificiais (Ex: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Maracanã) em uma mesma cidade.
Neste texto vamos falar sobre um local com uma das mais belas paisagens da nossa cidade, a Pedra Bonita que atrai tanto os cariocas, assim como os turistas nacionais e internacionais. A Pedra Bonita está localizada no Parque Nacional da Tijuca um local onde você pode chegar de diversas formas, isto é, ir de metro e sair na estação São Conrado e então acionar o serviço de transporte por aplicativo ou pegar o ônibus 488, sentido Alto da Boa Vista ou utilizar condução própria.
Ao chegar na guarita de acesso à Pedra Bonita não esqueça de se identificar e assinar o caderno de visitação, pois servirá para mensurar a quantidade de visitantes e manter o controle de entrada e saída. A entrada é perimida somente até às 15h e não é permitido o pernoite de visitantes no Parque Nacional da Tijuca, desta forma, as pessoas deverão sair no máximo até às 18h no verão e às 17h fora da temporada, horário de fechamento do Parque Nacional da Tijuca. Não é permitido a entrada de animais de estimação no parque.
Se você for com condução própria deve chegar cedo, pois o Parque Nacional da Tijuca abre às 8h, porém o pessoal tem o costume de chegar as 7h e ficar na fila de acesso. O estacionamento no final da ladeira é considerado estratégico para facilitar o acesso a trilha então se você chegar tarde terá que subir a pé a rampa de acesso, que é bem íngreme. O estacionamento é gratuito e possui 30 vagas, mas vale deixar uma contribuição para os guardadores que estão no local. Não pense em deixar seu carro na rua, ao lado da guarita de acesso, para economizar uns trocados, mas não vale a pena, pois pode correr o risco de ser multado.
E por falar sobre o ângulo da ladeira vale ressaltar que muitos não conseguem subir de carro, portanto a orientação é subir de carro na mesma marcha e no meio da ladeira acelerar aos poucos de forma gradativa. Não pense que subir de mototaxi é uma tarefa fácil, pois já testemunhei alguns clientes subindo a metade do caminho a pé. Na minha opinião a parte que vai exigir mais do seu condicionamento físico é essa ladeira.
É importante descansar na noite anterior, pois a Pedra Bonita possui 693 metros do nível do mar e a trilha, apesar de ser uma das mais tranquilas da nossa cidade, apresenta nível de dificuldade leve a moderada com alguns trechos de pedra e outros trechos de terra variando o nível de dificuldade, porém podendo ser percorrida em até uma hora.
Do pico da Pedra bonita terá o privilégio de apreciar uma vista de tirar o fôlego:
- À direita a Praia da Barra da Tijuca.
- À esquerda a Praia de São Conrado.
- À frente a Pedra da Gávea.
Além da incrível vista o topo da Pedra Bonita apresenta algumas espécies de plantas ameaçadas de extinção o que torna este “canto da cidade” ainda mais especial.
Na volta você pode dar uma pequena parada na primeira rampa de voo livre do Brasil, localizada na Pedra Bonita mesmo que você não pratique a modalidade parapente ou asa delta. Para aqueles que desejam experimentar um pouco de adrenalina o Clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL) serviço de voo duplo.
Seja você é carioca, turista oriundo de outra cidade brasileira ou, até mesmo, turista estrangeiro não deixe de visitar este importante e imponente patrimônio natural da cidade do Rio de Janeiro.
A Xperiencer Tour Brazil é seu parceiro ideal nesta aventura.



2 respostas em “A TRILHA DA PEDRA BONITA”
[…] Pedra Bonita. […]
[…] Pedra Bonita. […]