CACHAÇA UM TESOURO BRASILEIRO
O turista ao visitar o Brasil almeja conhecer nossos atrativos naturais, nossa cultura, a hospitalidade do povo brasileiro e deliciar-se dos diversos temperos, aromas, texturas e sabores que nossa gastronomia pode oferecer aos paladares mais exigentes. Além da comida os visitantes também desejam degustar as bebidas típicas do nosso país e neste sentido vale ressaltar que certas bebidas são tão famosas que extrapolam as fronteiras do seu país de origem e hoje são mundialmente consumidas, como por exemplo: Cerveja (Alemanha), champagne (França), pisco (Peru), rum (Caribe), sake (Japão), soju (Coreia do Sul), tequila (México), vinho (França, Itália, Espanha etc.), vodka (Rússia), whiskey (Escócia), entre outras.
A cachaça está intrinsecamente relacionada com a própria história do Brasil, pois os primeiros registros de sua produção, realizada a partir da destilação do melaço da cana-de-açúcar não cristalizado. A princípio a cachaça era utilizada como complemento da alimentação dos escravos, sendo também consumida pelas pessoas mais humildes daquela época. Neste período a cachaça era utilizada, inclusive, como moeda de troca no comércio de escravos e como um meio de controlar a mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar. A origem do nome possui inúmeras origens de acordo com os estudiosos, tais como:
Caá-ça – Palavra do idioma tupi-guarani que possui o significado “suco de mato espremido”, devido ao processo de fermentação da cana-de-açúcar para produzir a cachaça.
Caxaça – Palavra do idioma tupi-guarani que se referia ao recipiente uado para conservar a bebida.
Cachaza – Palavra utilizada para designar à borra de um vinho de qualidade inferior consumido na Península Ibérica. No Brasil, durante o período colonial, a espuma produzida no processo de cozimento do caldo da cana era chamada de cachaça.
Com o passar do tempo a cachaça foi amplamente difundida, conquistou o brasileiro e na atualidade as diversas marcas (Leblon Cachaça, Cachaça 51, Cachaça Ypioca, Cachaça Pitu, Cachaça Sagatiba, Cachaça Capucana etc.) e tipos (Ex: Ouro, prata, branquinha etc.) são apreciadas nas mais variadas regiões do Brasil, na sua forma pura ou em coquetéis, como por exemplo: Caipirinha, rabo de galo, batida de limão, mojito de cachaça, entre outros.
A cachaça pode também ser adicionada como ingrediente de diversos pratos da culinária brasileira e até mesmo em sobremesa, tais como: Caldo de feijão com cachaça, carne de porco na cachaça, camarão na cachaça, brigadeiro de cachaça, sorvete de cachaça, entre outros.
A cachaça conquistou o mundo sendo cada vez mais reconhecida como uma bebida diferenciada, versátil e tipicamente Brasileira, portanto seja você brasileiro ou estrangeiro sugiro que se permita aproveitar uma verdadeira viagem sensorial através da degustação da cachaça.