fbpx

RAPEL E TIROLESA NA PEDRA DO PONTAL

A Praia de Copacabana ou a Praia de Ipanema são mundialmente conhecidas, assim como o título Cidade Maravilhosa que foi conquistado há décadas pela cidade do Rio de Janeiro. O que estimula os turistas a virem para nossa incrível Metrópole? O Maracanã, a fantástica queima de fogos no réveillon na Praia de Copacabana, a Ilha Grande o Pão de Açúcar ou o Cristo Redentor? Na realidade todos esses atrativos e muitos outras que não foram citados são motivos mais que suficientes para promover o turismo na nossa incrível cidade.

O Rio de janeiro realmente merece o título de cidade maravilhosa, pois em raríssimas cidades do mundo pode-se desenvolver tantos segmentos do turismo, tais como:

O Rio de Janeiro é tão fascinante que em diferentes regiões da cidade o visitante e, até mesmo, os moradores podem se deparar com belezas de tirar o fôlego e justamente por este motivo que vamos apresentar a Pedra do Pontal um local simplesmente maravilhoso, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro.  Esta formação rochosa, localizada na área que divide a Praia do Recreio e a Praia da macumba atrai pessoas com as mais diversas motivações, tais como: Tirar fotos, percorrer uma trilha, apreciar a vista da praia, praticar rapel e vislumbrar o nascer do sol ou o pôr do sol do cume desta formação rochosa.

Então vamos falar sobre algumas particularidades de suma importância para quem deseja conhecer a região onde se encontra a Pedra do Pontal:

# Facilidade de Acesso:

  • As pessoas podem ir com condução própria, pois existe lugares para estacionar na rua da praia e nas imediações, mas sugiro chegar cedo, pois em dia de sol e, principalmente, no final de semana encontrar vaga na praia é muita sorte.
  • Quem quiser utilizar transporte público não tem com o que se preocupar, pois várias linhas de ônibus passam em frente a Pedra do Pontal e possuem ponto de ônibus muito próximo nos dois sentidos da rua.
  • Os motoristas de transporte por aplicativo não possuem nenhuma restrição em ir para essa localidade, então basta contratar os serviços por aplicativo que você não terá problema em chegar ao local ou voltar para casa.

# Alimentação:

  • Existe uma grande quantidade e variedade de restaurantes, lanchonetes e mercados, além dos quiosques e barracas na praia para atender a todos os gostos e poder aquisitivo.

É necessário, ou melhor, é vital avisar que antes de ir a Pedra do Pontal você deve verificar as condições da maré, pois existe uma faixa de areia que você vai percorrer para chegar a Pedra do Pontal e quando a maré está alta ela fica submersa o que torna mais difícil e, em alguns casos, impossível de chegar ao local, mas se você contratar os serviços de um guia não precisa se preocupar, pois tenho certeza que vai verificar a viabilidade de subir a Pedra do Pontal.

Bom, chegamos à base da Pedra do Pontal e agora preciso dar uns conselhos: Utilize tênis para subir esse pequeno trecho de pedra, pois com chinelo você possui grandes chances de escorregar e até se machucar. Não pense em subir descalço, principalmente se a temperatura ambiente estiver alta porque os trechos de pedra, bem como outras partes da trilha estarão muito quentes e certamente irão incomodar/ machucar os seus pés.

Após o trecho de pedra você vai fazer uma pequena caminhada pela trilha da Pedra do Pontal por cerca de 30 minutos em uma trilha que apresenta nível de dificuldade fácil/ moderada e que apresenta muitas possibilidades de sombra para você descansar e se proteger do sol. Na realidade essa trilha é uma das mais fáceis que eu já conheci, mas é uma subida então é importante manter um ritmo leve para que você não se canse, afinal não estamos em uma competição. Em muitos locais você poderá, além de recuperar o fôlego, tirar fotos incríveis.

No final da trilha você terá que fazer uma pequena escalada, vale ressaltar que é uma pequeníssima escalada, nada difícil, principalmente porque o pessoal que frequenta ou que trabalha no local já colocaram uns grampos de ferro que funcionam como degraus, então não se preocupe que não há nenhuma necessidade de conhecimento técnico de escalada. Se você sabe subir em uma escada é o suficiente, na realidade os grampos foram colocados para que qualquer pessoa pudesse subir sem nenhuma dificuldade.

Após passar pelos grampos você vai se deparar com o último trecho de pedra, mas aí preciso dizer que existe duas formas de ascender este ponto: A primeira forma é você ir circundando a pedra, indo pelo lado esquerdo, mas eu NÃO RECOMENDO, pois o espaço para colocar os pés é MINÚSCULO e se você estiver com crianças aí é que eu não recomendo mesmo, pois crianças muitas vezes não tem noção do perigo. Estamos no intuito de usufruir de momentos de descontração, paz e alegria, mas não precisamos nos arriscar para alcançar esse objetivo.  

 

A segunda forma de subir a pedra é fazendo uma pequena escalada. A maioria das pessoas se agacha e sobe com o corpo próximo a pedra, outros preferem subir com o corpo todo em pé, como se estivessem caminhando, mas aí depende da forma que a pessoa se sinta mais confortável e segura. A Xperiencer Tour Brazil desenvolver atividades na Pedra do Pontal e levando em consideração a segurança das pessoas como um dos pilares do seu trabalho oferece para seus clientes uma corda para que seja possível subir com mais segurança, menos esforço e maior comodidade.

Então chegamos ao topo da Pedra do Pontal e agora vamos apreciar a paisagem, tirar inúmeras fotos, registra este momento em vários vídeos. Esse é o momento ideal para abusar dos recursos de vídeo e câmera do seu celular.

Bom, hora de ir embora. É o que você deve estar pensando. NADA DISSO! A Xperiencer Tour Brazil dispõe para seus clientes a possibilidade de praticar rapel com o máximo de segurança e, desta forma, as pessoas poderão usufruir de uma incrível experiencia, isto é, descer a Pedra do Pontal e ver a paisagem sob o ângulo muito especial que pouquíssimos pessoas tem acesso. Vale lembrar que para registar este momento uma pessoa da nossa equipe vais registrar este momento com lindas fotos e vídeos para que você aproveite ao máximo este momento.

Essa atividade pode ser praticada até mesmo por crianças, portanto é um ótimo programa para fazer em família.

Após o rapel vamos nos preparar para voltar a Praia do Recreio dos Bandeirantes. NEM OUSE FAZER ISSO, pois  a Xperiencer Tour Brazil, além do rapel, vai te proporcionar a oportunidade de utilizar a tirolesa montada com uma estrutura móvel e exclusiva, portanto após o rapel você voltará para o topo da Pedra do Pontal e descerá a pedra desta vez utilizando a tirolesa, então aí vai minha sugestão: Solta o corpo e se joga, deixa a gravidade te levar, literalmente falando, e divirta-se ao máximo.

Então vai um último aviso, mas não menos importante, na hora de descer o último trecho de pedra que fica próximo à areia desça devagar e com cuidado para não escorregar e depois aproveita para tomar um refrescante banho de mar.

Compartilhar o post :

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedra do Osso - Ascenção + Rapel
Rapel na Praia da Joatinga
Rapel na Pedra da Tartaruga

Receba as nossas novidades

Chat
Fale Conosco
Xperiencer Tour Brazil
🇧🇷 Entre em contato conosco.
🇺🇸 Get in touch with us.
🇪🇸 Contáctenos.
🇫🇷 Pour nous contacter.
🇮🇹 Parle con noi.
🇩🇪 Kontaktieren Sie uns