PEQUENA AFRICA NO RIO DE JANEIRO
Pequena África é o nome a uma região da cidade do Rio de Janeiro que compreende a zona portuária do Rio de Janeiro e abrange os bairros da Gamboa, saúde e centro.
O nome foi dado por Heitor dos Prazeres, compositor, cantor, pintor e um dos fundados das primeiras escolas de samba no Brasil.
No local podemos ver até o dia de hoje os locais históricos onde eram as comunidades remanescentes do quilombo da Pedra do Sal, Santo Cristo e Morro da Conceição e outros locais onde viviam escravizados alforriados, e que de 1850 a 1920 ficaram conhecidos como Pequena África.
Apesar da rica história da cultura africana no nosso país, a herança africana do Rio ao longo da história é muitas vezes negligenciada.
Caso queira saber mais sobre a história, basta clicar nesse link que te mostraremos em detalhes.
Mesmo com a renovação da Zona Portuária, Porto Maravilha e a criação de um circuito conhecido como “Roteiro Pequena África” (PT) ou “Little Africa Tour” (EN), a história sobre a cultura africana permanece bem desconhecida.
Nesse vídeo no nosso canal do youtube você consegue saber mais detalhado sobre a história africana no nosso país.
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=qZ89k3wk0A4
Esse local é rico em cultura e história, sendo os principais pontos de visita:
- Cais do Valongo (Patrimônio mundial da UNESCO)
- Pedra do Sal (Antigo Porto e monumento histórico)
- Morro da Conceição (Local das primeiras habitações de negros alforriados)
- Largo de São Francisco da Prainha
- Cemitério dos Pretos Novos (Sitio arqueológico e museu memorial)
- Escadas do Morro da Conceição (Local histórico e Instagramável)
- Praça dos Estivadores (Local histórico onde os escravos eram vendidos)
- Jardins suspensos do Valongo (Local histórico e casas de “engorda”.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Local histórico, museu sobre a história da cultura negra e primeira Igreja Negra do Brasil.
E para finalizar vamos conhecer o novo Ponto Maravilha, onde você verá os grafites gigante do artista Afro Brasileiro Eduardo Kobra.
Todos esses passeios são feitos com guia de turismo cadastrados e especializados em historia da cultura negra no Rio de Janeiro.
Caso queira conhecer mais dessa Cidade Maravilhosa, no nosso site oficial temos outras experiência, sendo a grande maioria com tudo incluso, transporte executivo, fotos profissionais, vídeos de drone, água, lanches, guia em vários idiomas como: Português, Inglês, Espanhol, Frances e Italiano e surpresas que só as nossas avaliações dirão.