Implementar o e-commerce deixou de ser um diferencial para se tornar uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios, inclusive aqueles relacionados à “indústria de viagens”. Devido à velocidade das inovações é necessário repensar a atuação da sua empresa.
O e-commerce vem contribuindo, cada vez mais, no desenvolvimento do turismo (hotéis, bares, restaurantes, agências de viagens, guias de turismo, transporte etc.) devido ao fato de auxiliar as empresas, independente do porte, a alcançar seu público em qualquer lugar do mundo, analisar os preços, ofertas e diferenciais apresentados pelo mercado e, desta forma, auxiliar no processo de tomada de decisão seja a nível estratégico, tático ou operacional.
O e-commerce transformou o conceito de viagens e turismo, seja para os clientes ou para os profissionais que atuam no turismo. Na atualidade todo o sistema de reservas é online, desta forma o cliente pode comparar preços entre as empresas concorrentes, reservar um hotel, comprar uma passagem de avião/ ônibus, alugar um carro, solicitar esclarecimento de dúvidas e, inclusive, comprar uma excursão sem ter a necessidade de interagir com outra pessoa. Além de todas essas aplicações o e-commerce apresenta uma integração com um sistema de pagamento facilitado o que facilita e potencializa o processo de decisão do cliente em relação a compra de seus produtos/ serviços
Além da venda de produtos e serviços o e-commerce possibilita ao gestor do negócio realizar o monitoramento do comportamento do cliente, elemento essencial para potencializar seus negócios, neste sentido a mídia social representa um aspecto importante para segmentar seus clientes, seja por meio do Google Ads, Facebook ou Instagram.
Estar em contato com o seu público-alvo é primordial, principalmente para as agências de turismo de pequeno e médio porte que hoje passam a concorrer com grandes empresas já consolidadas no cenário nacional e até internacional, por este motivo é de suma importância contar com uma plataforma digital que possa conectar sua empresa aos clientes em potencial, conforme sua proposta de trabalho. Neste sentido o e-commerce possibilita ao agente de viagens presentear o cliente com promoções e descontos promovendo a venda dos mais variados produtos e serviço de acordo com as diversas estações do ano, reduzindo a oscilação da sazonalidade. O sucesso desta estratégia de descontos está baseado no potencial de estimular maior velocidade para o ato da compra e personalização das propostas para ir ao encontro das necessidades e expectativas do cliente.
Além da venda de produtos e serviços o e-commerce possibilita ao gestor do negócio realizar o monitoramento do comportamento do cliente, elemento essencial para potencializar seus negócios, neste sentido a mídia social representa um aspecto importante para segmentar seus clientes, seja por meio do Google Ads, Facebook ou Instagram.
Como em qualquer segmento o importante não é somente vender, mas fidelizar o cliente. Um dos benefícios da plataforma on-line é a possibilidade de criar preços e serviços diferenciados conforme às interações anteriores do cliente com sua agência, caso ele já tenha adquirido algum produto ou serviço da sua empresa.
A fim de aproveitar as oportunidades e tendências do segmento e aumentar o valor da sua empresa hoje os empresários do setor do turismo entendem que o e-commerce represente um dos alicerces para a prosperidade do seu negócio.