O NOVO PERFIL DO TURISTA
Décadas atrás a pessoa interessada em viajar necessitava ir a uma agência de viagens, a fim de organizar a viagem, reservar passagens aéreas ou um apartamento em um meio de hospedagem, porém na atualidade, com o aumento da tecnologia e das plataformas de reserva online as pessoas desejam tomar suas próprias decisões, ou seja, controlar sua própria experiência de viagem, portanto hoje os turistas possuem maior autonomia na organização de suas viagens, desde a escolha do destino, do meio de transporte, do tipo de meio de hospedagem e das atividades a serem realizadas no núcleo receptor.
Outro aspecto de valor imensurável com a mudança do perfil do turista se deve ao fato dele desejar usufruir de experiências autênticas e personalizadas. Os turistas buscam cada vez mais vivências únicas e genuínas, experimentar diversos tipos de turismo e não ficar apenas restritos aos roteiros tradicionais e massificados.
Essa nova postura dos amantes do turismo vem impulsionado o surgimento de novos modelos de negócios no setor do turismo, como os serviços de compartilhamento de hospedagem, as experiências de turismo comunitário e as atividades de turismo de aventura e ecoturismo, por exemplo.
Neste cenário enquanto os turistas buscam uma maior autonomia e controle sobre suas viagens as empresas do setor precisam se adaptar e oferecer serviços mais personalizados e flexíveis para atender às demandas dos viajantes contemporâneos e melhorar a experiência do cliente, aumentar a fidelização e a satisfação dos mesmos, proporcionar um diferencial a empresa em relação aos concorrentes e garantir o sucesso no mercado, neste sentindo é essencial para os profissionais do trade turístico investir em oferecer um serviço personalizado aos clientes.
Uma boa experiência do turista resulta em clientes satisfeitos que poderão, inclusive, retornar no futuro e até mesmo recomendar o destino aos amigos e familiares. Além disso, uma experiência positiva pode levar a um aumento no tempo de permanência do turista no destino e isto, consequentemente, significa um aumento no gasto médio por visitante.